A Landing Page é uma página criada com um objetivo único: a conversão. Em geral, essas páginas contêm muito menos elementos e links do que a homepage de um site normal. Isso é feito propositalmente: depois de conseguir levar um visitante para uma Landing Page, seu único objetivo com ele deve ser conseguir a conversão. Por causa disso, costumam ter apenas um único call to action (CTA – botão de chamada para a ação), garantindo assim que o visitante realize a ação desejada.
Geralmente, a ação consiste em preencher um formulário com informações pessoais (nome, e-mail, entre outros) em troca de algum conteúdo de valor, como ebooks, infográficos, planilhas ou outro material relevante.
– Capturar usuários que ainda não conhecem seu produto para se comunicar com eles posteriormente.
– Fazer a ponte entre o usuário e a página de checkout de seu produto, entregando conteúdo suficiente para que ele se sinta seguro para fazer a compra.
– Segmentar suas ofertas, trabalhando páginas separadas para cada oferta.
– Direcionar para a Landing Page os usuários que clicam em seus anúncios, ganhando mais agilidade em mostrar sua oferta.
– Identificar aqueles visitantes que estão mais preparados para comprar.
– Ajuda a segmentar melhor os leads. Dependendo do material ou formulário, é possível distinguir o tipo de visitante, criando grupos e listas de acordo com os interesses de cada uma e o identificar o estágio do funil em que elas se encontram.
– Reduz o custo de aquisição de clientes evitando horas de ligação, muitas entrevistas e dezenas de e-mail. Com uma única landing page, você tem acesso a todas as informações mais relevantes do público para o seu negócio gastando muito menos.
♦ Página de captura
Esse formato de Landing Page é voltado exclusivamente para capturar dados de contato de clientes em potencial, como nome, e-mail e telefone, por exemplo. Geralmente, ela apresenta a oferta de algum material relevante para o usuário, como um e-book ou a inscrição em um webinário.
♦ Página de vendas
Uma página de vendas, como o nome já sugere, tem como maior objetivo oferecer um produto ou serviço.
Para convencer o visitante a fechar a compra, ela deve listar todos os benefícios da oferta, deixando bastante claro como ela pode resolver as dores do usuário.
Depoimentos de clientes e uma seção de respostas para as principais dúvidas do público também são bem-vindos. Todos esses recursos servem para guiar o usuário até a página de pagamento, onde ele irá finalizar a compra.
♦ Página de Obrigado
Ela serve para finalizar uma conversão, não importa se foi feita em uma página de vendas ou em uma página de captura. Para isso, ela indica ao lead que a ação executada foi concluída com sucesso e pode sugerir o próximo passo a ser tomado. Esse passo pode ser desde a leitura de um blog post sobre um assunto relacionado, o download de outro material educativo ou a compra de outros produtos.
Descrição da oferta: Título e subtítulo devem ser chamativos e aguçar a curiosidade do leitor. Já no texto, procure descrever a sua oferta da maneira mais clara possível, eliminando quaisquer dúvidas que possam surgir.
Imagem: Use uma imagem que reflita a sua oferta. Cuidado para não usar imagens batidas de bancos de imagens gratuitos. O visual e as imagens da sua Landing Page precisam estar alinhados à identidade da sua marca, ao mesmo tempo em que dá destaque às principais informações e aos calls to action.
Formulário: Quando for definir quais os campos estarão presentes no seu formulário, leve em consideração a oferta, a sua persona e o estágio do funil em que o visitante se encontra.
Call to action: Este é um dos elementos mais importantes de sua Landing Page. Ele explicita a ação que você espera de seu visitante: pode ser inscrever-se para receber uma newsletter, fazer o download de um e-book, assinar um programa de vantagens ou assistir um vídeo. O CTA deve estar posicionado estrategicamente na página, de forma que o usuário não precise usar a barra de rolagem para descobrir como adquirir sua oferta.
Design Responsivo: A maioria dos acessos à internet é feito pelo celular, por tanto, é impossível ter uma estratégia de marketing bem sucedida sem ter uma página mobile friendly. Nas principais redes de anúncio, o design responsivo deixou de ser um diferencial e passou a ser uma obrigatoriedade. Sites que não se adequam às novas tecnologias têm seus anúncios reprovados e são penalizados nos rankings de busca orgânica diariamente.
Outros elementos:
– Use bullet points;
– Escreva fragmentos ou sentenças curtas, que sejam possíveis de ler com facilidade;
– Escolha de 3 a 5 itens mais importantes, sem usar blocos muito longos de texto;
– Destaque termos relevantes em negrito;
– Fale de benefícios, não de funcionalidades. – Exemplo: em vez de dizer “10.000m² de área útil”, usar “10.000m² com diversas opções de diversão para toda a família”;
– Inclua depoimento de compradores.
Redes sociais
Se o seu negócio possui perfis nas principais redes sociais da internet, aproveite para usar esses canais para gerar leads. Como os seus seguidores nas redes sociais se interessam pela sua marca, é bem provável que também se interessem pela sua oferta.
Sendo assim, crie publicações divulgando o link da sua Landing Page no facebook, twitter, instagram, linkedin e onde mais o seu negócio estiver presente.
Site ou blog
Outra maneira de atrair mais atenção para a sua Landing Page é aproveitar o tráfego existente em seu site ou blog. Aproveite para incluir links para sua Landing Page nas páginas e artigos mais acessados do seu site. claro, desde que o tema dessas páginas esteja relacionado à oferta da landing page.
E-mail marketing
O e-mail marketing é um dos canais mais eficientes e menos invasivos para se comunicar e fortalecer o relacionamento com o público. Pensando nisso, você pode enviar uma mensagem para divulgar sua oferta, seja ela um novo produto ou o download de um material educativo, e incluir um link para a Landing Page.
Mídias pagas
Outro jeito de impulsionar suas Landing Pages é através de mídia paga, os tradicionais anúncios online. Você pode criar anúncios no google ads, facebook ads, no instagram, linkedin… enfim, onde a sua audiência estiver presente. Seja qual for a plataforma que você escolher, não se esqueça de segmentar o seu público para obter os melhores resultados.
Como pode ver, as Landing Pages são uma das melhores ferramentas para aumentar a geração de leads e a conversão do seu negócio. Bastante versáteis, podem ser usadas de diversas maneiras em uma estratégia de marketing digital.
Agora que você já conhece a importância de uma Landing Page na estratégia de vendas do seu negócio, entre em contato com a gente e solicite um orçamento. CLIQUE AQUI
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