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Como escolher a rede social para o seu negócio

Pense nos grupos de amigos que você tem, sejam eles da faculdade, do trabalho ou mesmo sua família. Cada um desses grupos é uma rede social que você tem. Parece pouco perto de como vemos as redes sociais atualmente, não é mesmo? No entanto, essa premissa continua viva dentro das mídias que utilizamos atualmente.

Afinal, a principal função de uma rede social é conectar pessoas dentro do mundo virtual, seja para construir novas conexões sociais ou apenas manter as já existentes.

É inegável o sucesso obtido pelas redes sociais que conhecemos, como Facebook e WhatsApp. Dificilmente conseguimos pensar nossas interações sociais sem a presença delas e isso mostra a força dessas plataformas, que tomam conta do mundo como conhecemos.

Imagem: internet

DIFERENÇA ENTRE MÍDIAS SOCIAIS OU REDES SOCIAIS.

Você provavelmente já se confundiu entre redes sociais e mídias sociais. Mas é importante salientar que elas não são a mesma coisa.

Redes sociais: são os grupos de conexões e relacionamentos que temos com outras pessoas.

Mídias sociais: são plataformas que tem como sua principal função o compartilhamento em massa de conteúdo e transmissão de informações, como blogs, sites e até mesmo o Youtube.
Portanto, as redes sociais são uma categoria dentro das mídias sociais. Locais onde podemos interagir com pessoas que conhecemos, mas nos quais a todo momento estamos expostos a uma imensidão de conteúdo.

Gerir mídias sociais significa saber trabalhar de forma muito profissional com vários sites ao mesmo tempo: Facebook, Twitter, LinkedIn, Blog, Pinterest, Instagram, etc. Apesar de serem semelhantes entre si em alguns aspetos, estas redes sociais têm pormenores que acabam por torná-las bastante diferentes.

Por isso, aconselhamos ter seu negócio presente nas mídias sociais, mas mantendo o foco nas redes sociais, justamente para ter mais chances de receber respostas e feedbacks sobre seus conteúdos.

Assim, você poderá acertar mais nas estratégias de divulgação online além de garantir uma marca muito bem posicionada que promove uma comunicação de mão dupla.

Não à toa Bill Gates afirmou:
“Haverá dois tipos de negócios no século 21: os que estão na internet e aqueles que já não existem.”

Então esteja presente nos canais certos e aumente cada vez mais o seu poder de alcance! Pensar em marketing nas redes sociais pode ser o que faltava para o seu negócio deslanchar!

PRINCIPAIS REDES SOCIAIS DA ATUALIDADE.

Facebook
Maior rede social do mundo. Todas as marcas e grande parte das pessoas do mundo estão lá e, apesar da concorrência por atenção lá dentro, o volume de procura é gigantesco;

Vantagens de ter uma página do seu negócio no Facebook:
– Atendimento personalizado ao cliente;
– Loja virtual
– Criação de audiência
– Reconhecimento e fortalecimento da marca;
– Prospecção de mercado e leads.

Instagram:
Uma das redes sociais com maior crescimento nos últimos anos, a previsão é de uma expansão ainda maior para os próximos anos, considerando as funcionalidades que surgem a todo momento e o crescente número de usuários. Como o Instagram é a maior rede social com foco em conteúdo visual, ela apresenta grandes oportunidades tanto para empresas quanto para indivíduos. Na plataforma também é possível ter uma loja virtual integrada com o facebook.

LinkedIn
A maior rede social profissional do mundo foi criada em 2002. É imprescindível para qualquer profissional, e também essencial para toda empresa.Além de ser um grande hub de conexões profissionais, é utilizado por muitas marcas como principal plataforma de recrutamento de talentos e grande potencializador de carreiras. Tudo do mundo dos negócios está nessa rede e ela possui cada vez mais influência e relevância nesse meio.

Youtube
É quase impossível não ver pelo menos um vídeo dessa rede social em seu dia. Muito disso se deve a crescente presença de conteúdos audiovisuais no marketing digital.
A plataforma de compartilhamento de vídeos permite a disseminação em massa de vídeos, onde atualmente existem verdadeiras comunidades. Sejam eles influenciadores ou empresas tentando transmitir seu conteúdo, o Youtube se tornou uma mídia imprescindível para qualquer indivíduo. Também é possível monetizar seu canal e faturar gerando conteúdo na plataforma.

Twitter
O Twitter é uma das maiores redes sociais do mundo, sendo marcada como um lugar no qual seus usuários podem compartilhar sua rotina e suas opiniões.
Essa rede social é palco de grandes debates político-sociais e, apesar de estar em declínio, se mostra extremamente relevante como espaço de expressão. E, por isso, pode ser uma plataforma muito vantajosa para as marcas.

WhatsApp
Talvez a rede social mais popular do Brasil, o WhatsApp está conosco todos os dias e em todos os momentos. Afinal, ele é nossa maneira mais fácil de comunicar com outras pessoas e pode ser um grande facilitador para seus consumidores fazerem o mesmo.
Baseado na troca de mensagens instantâneas, é a maior plataforma do mundo com essa função e é uma ótima maneira de manter o relacionamento com seu público.

Com a recente chegada do WhatsApp Business, a relação entre o consumidor e marca na plataforma se concretizou ainda mais e deve começar a atingir outros níveis mais profissional.
Poderemos ver novidades como o pagamento pelo aplicativo chegando para potencializar ainda mais essa rede social como espaço de compra e venda.

Pinterest
Apesar de não ser exatamente uma rede social e sim uma plataforma de busca, o Pinterest é muito negligenciado e subestimado. No entanto, ele pode ser um grande diferencial para as marcas que souberem utilizá-lo com inteligência.

Tik Tok
O TikTok surgiu em 2014, ainda com o nome Musical.ly. Desenvolvido por uma empresa chinesa, era um aplicativo para as pessoas postarem vídeos dublando músicas.

Em 2017, a empresa foi comprada pela conterrânea ByteDance, que na época tinha um aplicativo parecido, chamado Douyin. Então, o Musical.ly se tornou TikTok, para ser difundido internacionalmente, enquanto Douyin continuou a circular entre os chineses.

O aplicativo baseou sua existência em vídeos curtos e divertidos. Em 2019, tornou-se um fenômeno global e conquistou inúmeras celebridades. Como no Instagram e no Twitter, você pode seguir o perfil de outras pessoas e interagir, curtindo as publicações, fazendo comentários e até compartilhando pelo WhatsApp.

Com 1,65 bilhão de downloads na App Store e na Google Play Store, o TikTok se tornou o terceiro app mais baixado do mundo na categoria “não jogos”, segundo relatório da SensorTower Analytics. Essa colocação o deixou à frente do Face e do Insta, ficando abaixo apenas de WhatsApp e Messenger.

A empresa pretende manter a relevância apelando para as funcionalidades que o público jovem pode tirar da plataforma. Com conteúdos de comédia, maquiagem, esportes, jogos e decoração, o TikTok apresenta uma gama diversificada de conteúdos inovadores.

É possível ganhar dinheiro com o Tik Tok?
Os usuários populares, com mais de 1000 seguidores, podem fazer transmissões ao vivo no TikTok. E os seus seguidores podem presenteá-los com as moedas virtuais chamadas “Rubies”, que são compradas no próprio aplicativo.

Para impulsionar a popularidade do app no Brasil, a empresa decidiu dar prêmios em dinheiro para os usuários que recomendarem o TikTok para outras pessoas. Para participar, você recebe um código que deve ser compartilhado com seus amigos e seguidores — quantos você quiser. Quando eles baixarem o aplicativo, devem abrir a página da campanha e inserir o seu código. E então devem usar o aplicativo por ao menos 10 dias para receber o prêmio. O valor que você recebe pode chegar a R$ 500.

Há, ainda, outras formas de ganhar dinheiro no TikTok, como compartilhar conteúdo, publicar vídeos ou simplesmente assisti-los. Em parte, responsável pela popularidade.

Sparkle
A princípio, o Sparkle é uma rede social comum, semelhante ao Facebook e que lembra o antigo Orkut. Lá, é possível integrar comunidades que tratam dos assuntos de seu interesse, como arte, culinária, idiomas, fitness, literatura, cinema, videogame e etc.

Entretanto, o Sparkle promete ser uma rede social livre de algoritmos limitadores. Ou seja, não conta com robôs que selecionam o conteúdo que aparece no seu feed. A intenção é potencializar o alcance de todas as publicações entre esses grupos.

Alguns recursos do sparkle.hotmart.com (Android e iOS/iPhone):
– Comunidades sem limite de membros;
– Conteúdo em áudio, vídeo, foto, links externos e posts temporários;
– Notificações a cada novo conteúdo publicado;
– Integração com redes sociais em um único app;
– Assinaturas recorrentes por compartilhar e produzir conteúdos.
– Nessas comunidades é possível fazer publicações seja em texto, vídeo, foto, áudios e stories. E as pessoas podem interagir, curtir, compartilhar, fazer comentários e também mandar áudios;
– Você pode integrar com outras redes sociais, levando, por exemplo, um vídeo que postado no canal do YouTube para as comunidades do Sparkle.
– Na aba de busca você pode encontrar comunidades, perfis e posts do seu interesse. E as publicações de todas as comunidades que você faz parte estarão na sua home.

Sparkle é bom para os negócios?

O Sparkle foi criado pela Hotmart, uma plataforma brasileira que permite vendas, videoaulas, conteúdo para marcas, entre outros. Portanto, o Sparkle inclui esses mesmos recursos, além da criação de comunidades com publicações exclusivas e só para assinantes.

Sendo assim, o Sparkle é uma possibilidade de renda extra, o que despertou o interesse de marcas e influenciadores digitais. Para pessoas comuns, no entanto, há bastante conteúdo para ser acessado gratuitamente e participar de comunidades.

COMO ESCOLHER UMA REDE SOCIAL PARA SUA EMPRESA?

Primeiro passo, defina e conheça sua persona. (Clique AQUI para baixar o mapa da empatia que irá te ajudar a definir sua persona)

Quem é seu público? Quais são os hábitos deles online? Em quais mídias sociais eles estão presentes? Como eles utilizam essas redes?

Para escolher bem em quais redes investir seus esforços, você deve conseguir responder essas perguntas. Sua persona é o guia de sua estratégia, e cada informação sobre elas é um insight importantíssimo.

Analisar a concorrência é outro fator importante pra você saber o que as marcas que concorrem por seu consumidor estão fazendo. Em quais redes sociais elas estão? Elas fazem um bom trabalho? A intenção aqui é fazer uma análise crítica da presença de outras marcas, e claro, sempre tentar fazer melhor e se diferenciar do que já existe.

Outra dica é pensar na logística, pois de nada adianta você ter um canal no Youtube se não tiver como manter uma frequência de postagens ou os recursos necessários para que seus vídeos tenham qualidade.

E lembre-se, o mais importante é arregaçar as mangas e começar! Faça o que você pode com o que você tem e onde você está. Gerencie seus esforços naquilo que você consegue fazer bem e tenha foco.

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