Alguns exemplos de negócios digitais são: cursos online, e-commerces, blogs, canais do YouTube e soluções tecnológicas em geral.
A principal vantagem desse modelo de negócio é que não é necessário investir muito dinheiro para começar, em comparação ao mercado offline.
Além disso, esse formato permite que o empreendedor trabalhe onde e quando quiser, tendo uma maior flexibilidade em sua rotina.
Antes de começar este tópico, atenção a algumas manchetes interessantes:
– mais da metade da população mundial está conectada à internet. — IstoÉ Dinheiro (2021)
– 3,96 bilhões: mais de 50% da população mundial usa redes sociais ativamente. — Digital 2020 July Global Statshot
– Vendas na internet no Brasil devem dobrar até 2021, indica Google. — Folha de São Paulo (2017)
Se você fizer o exercício de procurar termos como empreendedorismo digital, mercado digital ou vendas online no Google, verá que aparecerão várias matérias como essas, confirmando o que falamos há algum tempo aqui no blog sobre o fato de que empreender na internet vale a pena.
Mas como entrar nesse mercado? Será que é seguro? Como você pode se destacar de seus concorrentes?
Para começar, precisamos quebrar um dos mitos que citamos logo na introdução deste artigo: não existem fórmulas mágicas para “ganhar dinheiro na internet enquanto você está dormindo”.
No entanto, se você estiver disposto a estudar muito sobre o mercado e oferecer um serviço de qualidade para seus futuros clientes, pode sim gerar uma renda passiva, que é somada à sua conta mesmo quando você não está na frente do computador. Quer alguns motivos para acreditar nisso?
Para começar seu empreendimento digital, não é preciso passar por uma seleção, ter conhecimentos técnicos de programação ou fazer cursos específicos, embora sempre seja recomendável investir no seu aprendizado, certo?
Você pode começar a empreender digitalmente enquanto ainda está estudando ou paralelamente à sua profissão atual.
Em alguns mercados, como é o caso do marketing de afiliados, as plataformas costumam exigir apenas a maioridade para o cadastramento no programa.
Os consumidores já romperam a resistência aos produtos digitais e às transações online. Na verdade, muitos deles até preferem tais formatos aos meios tradicionais.
Outros preferem fazer uma combinação otimizada. É o caso dos leitores que gostam de ter livros físicos, mas que também adquirem ebooks pela facilidade de leitura em gadgets e até mesmo em seus smartphones.
Você também pode colocar nessa lista o fato de não ser necessário ter uma infraestrutura física de grande porte para o desenvolvimento do empreendedorismo digital. Na verdade, é possível trabalhar em qualquer lugar do mundo.
Vender um produto, gerar conteúdo sobre ele, relacionar-se com pessoas que precisam de tais soluções. Tudo isso vai trazer mais conhecimento de mercado e de público para você e, por consequência, fazer com que sua autoridade seja estabelecida.
A princípio, você precisará apenas de um computador com acesso à internet para começar. Mas, além do equipamento, algumas características são fundamentais para você se destacar dos concorrentes.
Curiosidade
A palavra curiosidade carrega um peso pejorativo, como se toda pessoa curiosa demonstrasse interesse excessivo na vida de outras pessoas, mas a origem do termo não tem nada a ver com isso!
A curiosidade nada mais é do que a capacidade natural de fazer perguntas e querer saber mais sobre determinado assunto.
Sabe quando uma criança começa a falar e faz perguntas sobre tudo? Ela apenas quer entender o mundo a sua volta e, às vezes, nós adultos entramos tanto no modo automático, principalmente no trabalho, que esquecemos de nos perguntarmos porque estamos desempenhando certas tarefas.
Portanto, para empreender na internet, uma das características que você mais precisará cultivar é a curiosidade, pois é só pesquisando muito sobre o mercado e o comportamento dos consumidores que você encontrará brechas para atuar e oferecer uma solução que realmente agregue valor à vida das pessoas.
Vontade de estudar/se especializar
É comum pessoas estudarem por um tempo e acharem que já sabem tudo sobre aquele assunto, ignorando que o conhecimento e as ferramentas estão em constante mudança, principalmente na internet.
Ou seja, se você tem muita curiosidade, mas não gosta de estudar, o empreendedorismo digital não é para você.
Isso não quer dizer também que você deve gastar horas de seu dia debruçado no computador. Assim como tudo na vida, é necessário encontrar o equilíbrio entre aprender mais e usar este conhecimento para implementar uma mudança.
Para começar, leia pelo menos uma hora de notícias sobre seu mercado diariamente. Com o tempo, você sentirá a necessidade de se especializar em um tema que impacta mais seu negócio.
Querer ajudar pessoas
“O empreendedorismo está muito mais associado a identificar problemas e oportunidades para implementar uma ideia que cause impactos positivos, do que ser inovador e criar algo nunca visto antes”.
Você já deve ter lido essa frase em nosso post sobre como trabalhar em casa, e ela faz todo sentido!
Pense em aplicativos como o Nubank, por exemplo. Não tem nada de inovador em um cartão de crédito, certo?
Mas se você está por dentro do assunto, sabe que o serviço deles não é possibilitar que as pessoas façam mais compras, mas sim que elas não paguem taxas.
Uma solução simples, mas que gerou um grande impacto positivo. A partir de agora, é nisso que você deve focar seus esforços.
Fonte: https://blog.hotmart.com
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