É muito comum ver novos empresários encararem a criação de identidade visual como algo secundário e sem tanta importância, principalmente no início de suas atividades, e muitas vezes por falta de recursos financeiros.
Porém, a identidade visual é uma das bases responsáveis por sustentar as estratégias comunicacionais de qualquer empresa, e por isso já precisa ser prevista no plano de negócios, afinal de contas, se a sua comunicação visual for amadora ou ineficiente, ela não transmitirá a credibilidade necessária para que a sua empresa se posicione e se desenvolva no mercado.
Portanto, o projeto da criação de identidade visual para sua empresa é de extrema importância para o sucesso do negócio, e não pode ser deixada em segundo plano, principalmente em um mercado cada vez mais saturado e competitivo em que os empresários se encontram atualmente, do contrário, o seu negócio estará em desvantagem nessa disputa.
O que é identidade visual?
Trata-se do conjunto de elementos que representam visualmente um nome, empresa, produto ou serviço, e que visam traduzir valores e conceitos através dos pontos de contato com o público.
Um projeto de criação de identidade visual tem como objetivo criar uma padronização visual dos elementos que a compõe, a fim de facilitar a fixação de uma marca e a comunicação com os consumidores.
Os principais elementos que podem compor a identidade visual de uma empresa, são divididos em três grupos:
Elementos primários
Os elementos primários são a base de todos os demais elementos.
Logotipo: Item básico e primordial para a criação de identidade visual de uma empresa, o logotipo é a forma particular e diferenciada com a qual o nome da empresa é registrado nas aplicações.
Símbolo: É um sinal gráfico que pode vir a representar a empresa sem a utilização do logotipo. Precisa ter a capacidade de ser rapidamente identificado e associado ao negócio.
Marca: É o conjunto formado pelo logotipo e pelo símbolo, normatizado quanto à posição de um em relação ao outro e a proporção entre eles.
Elementos secundários
São de grande importância para uma identidade visual, porém sua utilização depende de como serão aplicados.
Cores institucionais: Embora sejam um elemento secundário, tem grande importância em uma identidade visual, possuindo um elevado grau de pregnância, uma vez que cada cor desperta reações distintas nas pessoas.
Alfabeto institucional:
É composto preferencialmente por uma família tipográfica de fácil disponibilidade e aquisição, incluindo variações básicas, como em itálico e negrito.
Elementos adicionais
Podem ser usados para complementar e reforçar o conceito da marca. São eles:
Grafismos (elementos gráficos, geralmente abstratos);
Mascotes;
Símbolos ou logotipos alternativos;
Slogans.
Todos esses elementos deverão ser normatizados e especificados através de um Manual de Identidade Visual, para que possam ser aplicados de acordo com as diretrizes que compõem um Projeto de Identidade Visual sem comprometer a integridade da marca, e a fim de trabalhar esse conceito na mente dos consumidores e reforçar a imagem da marca.
Benefícios do Projeto de Identidade Visual.
Uma empresa que possui uma Identidade Visual forte consegue se distinguir em seu mercado e ganhar a atenção do consumidor. Um projeto de criação de identidade visual bem elaborado e alinhado ao público-alvo e aos objetivos da empresa, pode trazer inúmeros benefícios ao negócio, dos quais posso destacar:
♦ Facilita a memorização e identificação da sua marca pelo público;
♦ Capta a atenção e cria uma conexão emocional com os consumidores;
♦ Posiciona a sua marca de maneira sólida no mercado;
♦ Gera uma primeira impressão positiva sobre a empresa, transmitindo profissionalismo e credibilidade;
♦ Evita o redesign precoce da marca e toda a identidade visual, o que significa poupar dinheiro;
♦ É capaz de criar originalidade e diferenciação dentro do segmento;
♦ Cria um padrão visual consistente, com a repetição dos elementos;
♦ Estimula e influencia a escolha dos consumidores no momento da compra;
♦ Torna uma marca especial para os consumidores, capaz de fidelizá-los.
Se você deseja criar uma relação de confiança e segurança entre a sua marca e o seu público, invista em na Identidade Visual do seu negócio. E não se esqueça, na hora de contratar a agência para um projeto de criação de identidade visual, tenha a certeza de estar contando com profissionais capacitados e reconhecidos pela qualidade do trabalho, e não por serem os mais baratos.
Espero ter ajudado você a entender um pouco mais sobre a importância da Identidade Visual do seu negócio. Se você tem alguma dúvida ou gostaria de solicitar um orçamento é só me chamar no WhatsApp.
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