Além disso, com maior simpatia e conhecimento sobre o tema, será mais fácil acompanhar as tendências e novidades e, claro, aproveitá-las e se destacar frente à concorrência.
Então, aqui vão algumas dicas para você escolher o nicho de mercado ideal para você.
Escolha algo que você goste de fazer e, de preferência, que já conheça. Dessa forma, o processo de criação do empreendimento não é só mais intuitivo, como também mais prazeroso.
Por isso, o primeiro passo para escolher seu nicho de mercado é fazer uma lista dos temas que você mais domina.
– Quais são seus hobbies?
– Em que tipo de atividades você se destaca?
– Que tipo de assunto seus amigos pedem que você ensine?
– O que você faria se tivesse que escolher uma única atividade para exercer pelo resto da vida?
Responder às perguntas acima pode dar importantes pistas sobre o nicho que você deve escolher.
Depois de descobrir o que você sabe fazer melhor, está na hora de entender se existe uma procura para isso. Em poucas palavras: se você criasse um negócio nesse segmento, teria clientes suficientes para viver apenas disso?
Será necessário usar ferramentas online como o Google, o SEMrush e outras para perceber a real demanda por aquele produto ou serviço.
Uma dica que ajuda muito é pesquisar determinada palavra-chave e verificar a quantidade de anúncios que aparecem no Google. Esse pode ser um indicador de que se trata de um termo concorrido e, portanto, que tem um mercado consumidor mais amplo.
Você já reparou que a forma como nos vestimos muda bastante ao longo do ano? Seja por causa da estação, seja por influências culturais de outros países, estamos sempre usando certas peças e deixando outras encostadas no armário.
Assim como na moda, existem alguns assuntos que são tendências passageiras, como as notícias e os memes, e outros que sempre despertam o interesse das pessoas, independentemente de quando eles são abordados, como alimentação e saúde, por exemplo.
Para empreender online é importante identificar temas que não sejam sazonais, assim você garante que terá procura pelo seu produto ou serviço durante o ano inteiro. Uma boa ferramenta para fazer isso é o Google Trends, que mostra a evolução da procura por aquele tema ao longo do período analisado.
Você também pode visitar sites e blogs voltados para seu mercado e verificar quais assuntos são mais recorrentes ou despertam mais o engajamento dos visitantes.
Tornar-se uma autoridade no assunto é uma de suas metas, mas, até lá, você precisa atender ao que o mercado e seu público-alvo consideram como uma referência.
Então, identifique quem são as autoridades no seu nicho e analise seu comportamento, sua formação, os canais de comunicação que utilizam, como se atualizam etc. Use tais profissionais como sua referência para o sucesso.
Ter muitos mercados para trabalhar parece ser uma boa estratégia, afinal, são mais clientes para serem captados. Mas isso também implica mais esforço para divulgação, maior volume de concorrentes e um posicionamento que vai contra sua tentativa de se tornar autoridade em algum tema.
Por isso, em vez de ser um afiliado ou produtor que vende qualquer produto digital, especialize-se em alguma área, como gastronomia, emagrecimento ou cursos preparatórios para concursos, por exemplo.
Muito bem, depois de escolher o nicho de mercado e preparar suas estratégias para se tornar uma referência, é o momento de escalar seus ganhos, ou seja, vender mais pela internet.
Existem várias formas de rentabilizar seu empreendimento online, seja vendendo anúncios em espaços do blog e nas redes sociais, seja divulgando seus próprios produtos ou até mesmo aderindo a um programa de afiliados.
Nesse caso, a cada clique, visualização ou venda convertida a partir de seu domínio, um percentual é transferido para você.
Entre os meios de rentabilização mais comuns e vantajosos, temos:
– anúncios e banners em blogs;
– e-commerces;
– cursos online;
– patrocínio de postagens, colunas ou vídeos em canais do YouTube;
– pedidos nos aplicativos;
– marketing de referência;
– marketing de afiliados;
– vaquinhas para o financiamento de conteúdos.
A rentabilização tem três elementos fundamentais: o tráfego, o engajamento e o propósito de marca.
No caso do tráfego, sua contribuição está associada ao volume de cliques e visualizações. Mas, como outras formas de rentabilização também priorizam a interação e o engajamento, o propósito de marca e a autoridade do profissional também entram em cena.
São eles os responsáveis por fazer com que o público visitante seja encorajado a clicar ou comprar determinado produto, afinal de contas, ele vem com o selo de qualidade de quem o está promovendo. Faz sentido, não é mesmo?
Fonte: https://blog.hotmart.com
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